Aparelhos de diversas marcas rodam, nesse momento, um aplicativo que monitora e reporta tudo o que o usuário faz no celular. A descoberta foi feita pelo programador Trevor Eckhart, ainda em outubro, mas chega a público somente agora depois que ele conseguiu apoio da EFF, uma instituição que defende os direitos na era digital, nos Estados Unidos.
Chamado de CarrierIQ, o tal software secreto funciona no Android, iOS e em celulares das marcas Nokia e BlackBerry. A instalação dele não é opcional, e fica a critério de cada fabricante e operadora optar por utilizá-lo ou não. Uma vez que esteja rodando, o aplicativo — classificado como rootkit porque inicia a operação praticamente junto com o sistema operacional — salva informações sobre sites acessados, números discados e até mesmo SMS.
Com os dados compilados, essas informações são transmitidas para uma empresa chamada também CarrierIQ. Vão para os servidores, e a partir daí não se sabe o que a CarrierIQ faz com eles. A empresa limitou-se a dizer que oferece "inteligência móvel" para seus clientes (no caso, as operadoras de telefonia celular que contratam os serviços).
A CarrierIQ nega que seu software seja utilizado para espionar os usuários. Por sua vez, a Nokia dos EUA negou eu tenha tal aplicativo instalado em seus dispositivos. Entre os clientes da CarrierIQ estão operadoras dos Estados Unidos, da Europa e da Austrália. Nesse momento, todas têm enviado justificativas para adotar o aplicativo. A maioria diz que, dessa forma, pode usar estatísticas para melhorar os próprios serviços.
Via Daily Mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário