Rev. Elimar e Pra Erica Gomes

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Peregrino em terra estranha

Salmos 120

"Angústia é um nó muito apertado bem no meio do seu sossego."  Adriana Falcão

"Ai de mim que peregrino em Meseque, e habito nas tendas de Quedar Sl 120:5"

Uma lamentação transformada em cântico. Esse Salmo, dos degraus, foi concebido por Davi em momento de grande angústia. Como herança, anos mais tarde,  passou a ser  entoado por peregrinos quando subiam as montanhas para Jerusalém nas festas anuais. Uma espécie de lembrança e louvor por ter Israel habitado entre inimigos e sobrevivido as muitas batalhas.

Meseque e Quedar, estão no Salmo de forma metafórica, simbolizando tribos guerreiras.  Quedar, descendente de Ismael (filho de Abrão com Agar) era poderoso líder tribal habitando  nos desertos quentes ao Sul da arábia, onde vivem os beduínos ( Ez 27:21) Meseque, Um dos filhos de Jafé (filho de Noé), deu seu nome a um povo indo-europeu que vivia na região do mar Negro ou do Cáucaso.

Peregrinar  em  Meseque  e  habitar  em  Quedar , espiritualmente falando, é   experimentar angústia  e  desejar  a  paz.   É como viver em lugares estranhos, cercado de perigo.    Davi prossegue  no lamento  dizendo: “ A minha alma a bastante tempo   habitou com os que detestam a paz. Pacifico sou, mas eu falando, já eles estão em guerra” (Sl. 120:6,7).

Você já se sentiu em Meseque e Quedar?

Quando meus olhos pousaram sob esse Salmo fiquei curiosa por saber onde se localizava Meseque e Quedar. Ao descobrir, entoei louvores, tal qual os peregrinos na subida das montanhas em direção a Jerusalém! Quantas vezes me senti como Davi, peregrinando nesses territórios conflituosos e recebi livramento! Na verdade, esses territórios nos cercam diariamente e por vezes, sentimos “o bafo” dos bárbaros em nossa face, as flechas dos arcos inimigos nos mirarem e serem desviadas pela providência Divina.

Meseque e Quedar são sinônimos de nossas angústias, de batalhas que travamos conosco e com o mundo. Por tantas vezes esses territórios se fazem real dentro de nós, porque temos que vencer dúvidas, medo, abandono, doenças e tantos outros males que guerreiam com menor ou maior intensidade contra nosso sossego. Ninguém está livre de peregrinar em Meseque e habitar em Quedar. Vejam, Davi discerne o peregrinar e o habitar.

É que algumas dores passam rapidamente por nós, outras literalmente “armam as tendas” e fazem morada. E Davi era um homem de paz, habitando na guerra. Jesus é a própria paz e estando entre nós, como Messias Salvador, peregrinou em Meseque e habitou em Quedar. Inimigos o cercaram por onde quer que fosse, contudo Ele venceu! Porque nenhum conflito, por maior que seja, pode vencer o amor de Deus por seus filhos.

Se houver guerra, Ele será o Escudo. E com esse Escudo, apenas um homem poderá vencer um exército inteiro! Foi assim que Davi venceu o gigante Golias e em seu cântico de ação de graças, profetizou: “Deus é o meu rochedo, e nele confiarei; o meu escudo e a força de minha salvação, e o meu alto refúgio. Ô meu Salvador, da violência me salvaste” II Samuel 22:3. Porque a força humana é falha, sem Deus sucumbimos em Meseque e Quedar.

Oração: Senhor Deus, estou peregrino em Meseque e por muito tempo tenho habitado em Quedar, mas confio em Ti para ser meu Escudo e socorro, para que eu possa  “subir os degraus em direção a Jerusa1ém” entoando louvores de livramento como memorial de vitória. Livra-me e fortalece-me segundo Teu Espírito, em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso Instagram

Instagram


Nosso FACEBOOK

Seguidores

Páginas