Rev. Elimar e Pra Erica Gomes

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Afinal, Deus muda de atitude?

Tá ai, Deus pode mudar? Pode Ele se arrepender de alguma atitude ou ação tomada?

São perguntas que sempre nos são postas pelos céticos de plantão que não pode ver uma catástrofe natural ou humana que já começam a questionar, mediante um racionalismo humanista, o porquê dos acontecimentos.

Vejamos o que a Biblia nos ensina sobre a personalidade de Deus, o Criador de tudo e de todos:

Números 23:19 diz: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará?" Mas outras passagens dizem que ele tem se arrependido"... Então se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra..."(Gênesis 6:6-7). "Então, se arrependeu o Senhor do mal que dissera havia de fazer ao povo" (Êxodo 32:14).  Como podem estas afirmações ser conciliadas?

Em qualquer estudo de textos difíceis da Bíblia, precisamos primeiro olhar para o contexto. Números 23:19 é uma afirmação da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas. Foi impossível para Balaão amaldiçoar os israelitas porque Deus os tinha abençoado e lhes prometido prosperidade. Cada vez que ele tentou amaldiçoá-los, Deus transformou suas palavras em mais bênçãos. Deus nunca mente e nunca quebra uma promessa. Paulo afirmou sua confiança na fidelidade de Deus: "Fiel é esta palavra: se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo" (2 Timóteo 2:11-13). A fidelidade de Deus dá segurança ao obediente.

Os contextos de Gênesis 6 e Êxodo 32 são diferentes. Em ambos casos, Deus é fiel. Sua "mudança de sentimento" é por causa das mudanças feitas pelos homens. Em Gênesis 6, ele se preparou para destruir aqueles que o abandonaram. Em Êxodo 32, ele estava pronto para destruir o povo mas arrependeu-se por causa do apelo penitente de Moisés. Estes casos ilustram o que Paulo disse: "... se o negamos, ele, por sua vez, nos negará".

Uma das explicações mais claras deste assunto na Bíblia é encontrado em Jeremias 18:1-10. Os planos de Deus para abençoar ou destruir são condicionais. Se uma nação que está sendo abençoada se volta para o pecado, Deus irá condená-la a ser destruída. Se o povo desobediente se converte ao Senhor, ele o poupará da destruição. Isto não é vacilação por parte de Deus. Ele está simplesmente sendo fiel ao seu justo caráter.

Deus não quer que ninguém morra em pecado. Ele quer que todos se arrependam para receber a bênção da vida eterna (2 Pedro 3:9).

No fim de tudo, Deus sempre vai deixar o homem escolher seus passos, mas para cada decisão tomada, O Criador irá responder com uma reação fidedigna a aquilo que é personificado no carater de Deus. Finalizo, lembrando o que o Ap. Paulo nos deixou escrito em Galatas 6:7: "Nao vos enganeis, Deus não se deixa escarnecer; pois TUDO o que o homem semear (plantar), isso tambem ceifará (colherá)". 

Posto isto, quero vos convidar a partir de agora, reintroduzir vários estudos bíblicos concernente ao título do nosso blog. Para isso, estaremos postando, estudos que falam e retratam os sinais da Segunda Volta de Jesus Cristo para buscar a sua igreja, bem como suas manifestações em tempo presente. 

Queremos com isso, deixar os interessados por este assunto mais informados e conscientes que a BIBLIA está se cumprindo diariamente e por vezes, estamos desligados e preocupados com o nosso dia a dia de desafios e dificuldades, como publicado no ultimo artigo sobre a reflexão de Davi no Salmo 120.

Conto com vossas orações.

Querendo nos escrever, fique a vontade. Vocês me encontram no Instagram @egaministries ou @egalves7

Forte abraço, e orando sempre!



Rev Elimar Gomes-Alves
Montijo, Portugal






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso Instagram

Instagram


Nosso FACEBOOK

Seguidores

Páginas