Rev. Elimar e Pra Erica Gomes

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O padrao biblico de familia

Falar sobre famila hoje em dia est’a cada vez mais difícil e complicado devido ao rumo que o mundo tem tomado em sua historia. Mas, deixando os desvios humanos de lado, queremos esta noite falar sobre o PADRAO DIVINO PARA A FAMILIA, tal como observamos na Palavra de Deus.


Comecemos com o que a Biblia diz acerca do ato de se casar, ou do casamento propriamente dito:

“E por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mae para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma so pessoa. Gn.2:24”

Somente aqueles que tem a oportunidade de aconselhar casais, sabem o quanto ‘e necessário para os recém-casados deixar de fato a casa dos pais. Se tivéssemos tempo abordaríamos os pontos críticos do não deixar pai e mae e vice-versa, quando os pais não liberam seus filhos para iniciarem uma nova vida a dois... E realmente difícil deixar pai e mae, porem se os jovens não aprenderem a “deixar”, estarão compromendo o “unir” e colocando em risco o elo mais solido de todo casamento.

O objetivo do Senhor quanto ao casamento sempre foi e continuara sendo que o homem se complete na sua mulher e vice-versa,  oferecendo a ambos: tranquilidade e estabilidade seja afetiva, moral e financeira, intelectual e espiritual.

Embora  o pecado da humanidade atrapalhar os planos de Deus, Ele, o Senhor, da algumas diretrizes para um casamento feliz, como segue:

1. Deus criou o sexo para o prazer e a procriação. O relacionamento sexual e para ser desfrutado no casamento, quando homem e mulher deixam suas famílias, se unem e tornam-se uma so pessoa... uma so carne;

2. Devem deixar seus pais física e materialmente e construírem juntos sua independência financeira;

3. Devem deixar seus pais emocionalmente e sedimentarem juntos uma dependência emocional e afetiva um pelo outro (interdependência);

4. O casamento e o relacionamento mais antigo e mais intimo da historia do homem na terra, pois gera no casal uma intimidade física,  emocional, moral, financeira, intelectual e espiritual. No casamento esposo e esposa se despem fisicamente e se conhecem, se tocam. Despem-se emocionalmente quando compartilham seus sentimentos, suas alegrias e tristezas,  dores e sonhos, choram e riem juntos. Despem-se moral quando juntos criam um padrão de acoes e atitudes compartilhadas em seu lar e financeiramente quando colocam tudo debaixo de uma mesma planilha de ganhos e gastos, sendo transparentes um para com o outro em tudo. A nudez intelectual caracteriza-se por um dialogo aberto, por um interesse mutuo em compartilhar seus objetivos e opiniões. Já a intimidade espiritual se estabelece na devoção em conjunto, na oração compartilhada, na fe vivida a dois. Em todas essas áreas o investimento na intimidade e fundamental para um casamento feliz e duradouro.

Deus e sábio e o que Ele aconselhou ao primeiro casal funciona ainda hoje para todos os casais do planeta. Invista no seu casamento e ore pedindo a presença  e a orientação de Deus. Certamente Ele quer o melhor para a sua família.

Em Efesios 5, O Apostolo Paulo observou que o marido deve amar a sua esposa como Cristo amou a sua Igreja. Este e o seu maior desafio. Ser o líder do lar não quer dizer ser o déspota, o tirano, o autoritário. 
Tambem não significa ter uma esposa inteiramente submissa, passiva e inerte ao controle masculino, a voz determinante que silencia sua própria voz. O marido deve criar uma parceria,  onde ambos são iguais sob uma cabeça plenamente soberana, que e  Jesus Cristo.


Amar a esposa que dizer providenciar oportunidades para que ela cresca como pessoa,  incentiva-la a explorar  todo o seu potencial e ajuda-la a cumprir o plano que o Senhor tem para a sua vida. Nesse sentido,  o marido efetua a missão de pastor,  esforçando-se para que ela se torne uma pessoa realizada.

Qual deve ser a resposta da mulher cujo marido lhe dedica o tipo de amor descrito acima? Por certo ela saberá agradecer ao Senhor pelo amor e proteção de seu esposo,  que a conforta,  a ajuda e se empenha para faze-la uma pessoa melhor; por ele dar o suporte necessário, encoraja-la e não deixa-la so, não permitindo que ela enfrente suas dificuldades e lutas sozinha.

Que nos, como maridos,  saibamos encarar nossa esposa com honra,  como parceira de grande valor e ama-la da mesma forma como Cristo amou a sua igreja.

Quero finalizar esta palavra contando uma historia que li tempos atrás:

“Trata-se de uma historia de um rapaz que queria se casar. 
Em sua terra natal o costume mandava ele se dirigir ao pai  da moca e oferecesse um dote por ela. Foi o que ele fez. O rapaz procurou o pai da sua escolhida e lhe ofereceu 20 vacas pela mao de sua filha. Ao saber disso,  seus amigos ficaram indignados,  pois um homem poderia conseguir uma esposa linda por apenas 5 vacas! Inclusive eles ponderaram que a moca em questão valeria, no máximo, 2 vacas. Mas o jovem não quis ouvir os argumentos dos amigos e manteve sua oferta. O pai aceitou as 20 vacas e o casamento foi realizado.

O tempo passou e os amigos do casal se admiraram de como eles se davam bem. Ela era uma esposa amável,  dedicada,  amorosa, que não media esforços para agradar seu marido. Entao, todos os homens da vila começaram a invejar o rapaz por causa da mulher maravilhosa com a qual ele havia se casado.

Mas por que ela passou a ser tao admirada  por todos, já que antes do casamento era vista como uma pessoa comum,  sem graça, sem atrativos? Por que o rapaz acreditou nela e lhe atribuiu grande valor – 20 vacas – diante de toda a comunidade. Daquele dia em diante,  ela passou a acreditar nela mesma,  e o resultado foi a sua transformação.
As vezes, você olha para o homem que esta ao seu lado, seu marido,  e acha que ele so vale 2 vacas. Na verdade,  existem ocasiões em que você o daria de graça. as o que você precisa saber e que seu respeito o ajudara a ser um marido melhor. Quando ele perceber que você acredita nele,  ficara fácil acreditar em si mesmo.

Não estou sugerindo  que você manipule, bajule ou minta para o seu marido. O que estou afirmando, e e simples de entender e praticar, e que você concentre sua atenção e destaque para o seu marido e para as outras pessoas os tracos positivos que ele possui. Tambem não esqueca de orar por ele, pedindo que  Senhor lhe de forcas e sabedoria para desempenhar bem todas as suas responsabilidades.

O Apostolo Paulo nos ensina a focar nossa atencao naquilo que e verdadeiro, digno, correto, puro, agradavel e decente (Fp.4:8). Voce ja percebeu o quanto e mais facil notar e salientar as caracteristicas  negativas de uma pessoa? Em obediencia a Fp. 4:8, procure manter a sua atencao nos pontos positivos de seu marido/esposa e passe a ressalta-los diante dos seus filhos, dos seus familiares e amigos. 

Aposte nas caracteristicas positivas da pessoa que esta ao seu lado.

Deus te abencoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso Instagram

Instagram


Nosso FACEBOOK

Seguidores

Páginas