Rev. Elimar e Pra Erica Gomes

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Você aceita conselhos?

Em Lucas 13:34 o Autor diz que Jesus fez um lamento sobre Jerusalém, dizendo que muitas vezes quis ajuntar seus habitantes em torno de si da mesma forma como uma galinha faz com seus filhotes, mas não tinha conseguido.
Por incrível que possa parecer, tal situação também se verifica na época atual: muitas pessoas que congregam conosco em uma das igrejas de Cristo recusam a ajuda, a orientação, e as instruções de Deus.
Elas se julgam auto-suficientes e rejeitam ajuda alheia. Acham-se sábios, entendidos, possuidores do conhecimento e da experiência necessários para se conduzirem no Caminho de Deus (que no fim acaba não o sendo), e por isso acham que não precisam de ninguém a lhes dar conselhos e dizer o que e como se conduzirem. “Afinal”, pensam, “temos inteligência suficiente para ler e interpretar a Bíblia, e tomar as decisões da forma correta”.
Feliz ou infelizmente a Igreja é constituída de seres humanos, de gente como a gente, sujeitos às mesmas falhas, erros e vícios comuns ao mais comum dos mortais. Nós, membros da Igreja de Cristo somos as mãos, os pés, a boca e o coração de Deus sobre a Terra. Esse é o grande problema: essa ajuda, essa orientação, essa instrução é passada pelos falhos, pecadores e in-dignos membros da Igreja que foram constituídos como líderes (diáconos, presbíteros, anciãos, pastores, bispos, etc). Reconheça-se que muitas vezes sem a habilitação, capacitação, maturidade e conhecimento necessários. Deus faz a sua obra utilizando-se dos piores instrumentos que existem:     nós. Eu e você: falhos, mesquinhos, egoístas, prepotentes, arrogantes, incrédulos, e mais um monte de predicados não muito recomendáveis. E é essa gente que Deus colocou para conduzir o seu povo nesta terra.
Não vemos os líderes da igreja como pastores de um rebanho do qual fazemos parte. Não os vemos como autoridade a quem devemos submissão.
Essas são as atitudes que fizeram o povo de Israel recusar a ajuda, a orientação, as instruções de Deus. E nós, obreiros na Seara do Senhor não temos como ajudar, orientar, instruir quem adota essa linha de pensamento.
Qualquer coisa que façamos em relação a quem se acha auto-suficiente tem um resultado previsível: uma vez que eles não reconhecem a nossa autoridade como líderes e obreiros na Seara do Senhor, sentem-se ofendidos, humilhados, atacados, com a nossa ajuda. Tomam as pérolas que oferecemos, jogam-nas ao chão, e as pisam (Mt 7:6). Foi o que aconteceu com o povo de Israel: Deus mandou profetas, e eles mataram, a uns humilharam e despediram nus a outros. Por fim Deus mandou seu filho, mas também não foi respeitado (Mateus 21). Se o povo não respeitava os profetas (aqueles que proferem a Palavra) de Deus, tampouco respeitaria o próprio Filho de Deus.
Aqueles que foram colocados sobre nós como líderes, no comando da igreja são tão pecadores, tão falhos e defeituosos quanto qualquer um de nós. Mas a quem precisamos nos submeter, obedecer, respeitar e honrar. Pois essas pessoas que tem a incumbência de nos conduzir para a presença de Deus. Recusar a sua orientação é recusar a orientação de Deus. Não se submeter à sua autoridade é o mesmo que não se submeter à autoridade de Deus.
Os santos não precisam de arrependimento. Os sãos não precisam de médicos. Os auto-suficientes são precisam de ajuda e de orientação.
Você é pecador, doente e carente da glória de Deus (Rom.3:23)? 
Não recuse a ajuda e a orientação de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso Instagram

Instagram


Nosso FACEBOOK

Seguidores

Páginas